terça-feira, 27 de março de 2012

A família é o santuário da vida!

Não podemos imaginar uma família sem Deus, porque assim seria como imaginar o oceano sem as águas. A família é templo de Deus e Deus é Amor!¹
O que percebemos frequentemente nos dias atuais é o ódio, a ganância, a busca pelos bens materiais, a falta de diálogo entre pais e filhos, tudo isso tomando conta dos nossos lares. Quais as causas? O que fazer? Precisamos buscar mais a presença de Deus! As famílias precisam estar mais na presença desse Deus que nunca nos abandona, que é o nosso sustento, a razão de tudo! Precisamos buscar mais as coisas do céu!
Quando Jesus ocupa o lugar que é dEle por excelência – o centro das nossas vidas – tudo muda, tudo se transforma! Com Jesus, pela força da Sua presença em nossas vidas, os casais dialogam mais, os filhos tornam-se mais abertos às orientações dos pais, a família torna-se unida e, assim, passa a lutar pelo mesmo ideal, em uma mesma direção, vencendo, todos juntos, os desafios que se colocam em meio à caminhada.
Olhemos para o modelo de santidade da Sagrada Família de Nazaré! Jesus, Maria e José!

Foi no Amor que o menino Jesus foi educado. Foi no Amor que o Menino Jesus aprendeu de seu pai adotivo a ser um homem trabalhador, honesto e, principalmente, temente a Deus. Foi no Amor que o Menino Jesus recebeu de sua mãe os valores tão importantes como dignidade, gratuidade, disponibilidade, bondade, mansidão e tantos outros. Foi no Amor que o Cristo foi sendo formado no seio de uma família simples e humilde.
A família de Nazaré é modelo de santidade porque nos ensina que o centro de tudo é Jesus e a vontade de Deus é sempre Amor!
Não existe outro caminho! Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida!
Busquemos fazer das nossas famílias templos onde a presença de Deus vence as barreiras da inimizade, do ódio, da ganância, da busca do que é passageiro. Busquemos as coisas do alto! É lá, e somente lá, que está a nossa felicidade!
Vós sois o templo de Deus²! A família é o templo de Deus! O templo, a casa onde Deus habita precisa ser a casa do Amor.
Que a Sagrada Família de Nazaré interceda por todas as nossas famílias e que, por sua intercessão, busquemos os caminhos da santidade.